28 de Abril de 2024

Mira deu as boas vindas ao novo Presidente

Foram centenas de Mirenses, os que quiseram parabenizar Artur Fresco, que assumiu ontem a liderança da Câmara Municipal de Mira, até ao final do atual mandato.

Na Reunião de Câmara, realizada no atrium Mira, o Presidente cessante, Raul Almeida, começou por ler o requerimento no qual apresenta a sua renúncia ao cargo, para poder tomar posse, dia 1 de setembro como novo Presidente da Turismo Centro de Portugal.

Raul Almeida assumiu, que “não foi de ânimo leve” que tomou a decisão de deixar o cargo que ocupou durante dez anos. “Durante uma década, dediquei-me de corpo e alma ao Município e sinto orgulho nos resultados alcançados “afirmou, ao mesmo tempo que fez questão de demonstrar profunda gratidão a todos os que trabalharam consigo.

Confirmando a convicção na “capacidade e dedicação do Artur”, Raul Almeida considerou que decidiu aceitar presidir o novo cargo, pela garantia de que “está assegurado o projeto da Câmara Municipal”.

Depois de empossado, o novo Presidente começou por enaltecer a capacidade de gerir e de fazer obra, do autarca cessante, dando como exemplo as obras do Mira Center, do Mercado da Praia de Mira ou do Atrium Mira.

Artur Fresco classificou como “marca Raul Almeida”, a criação da Universidade Sénior de Mira e não deixou de referenciar “a capacidade de liderança” em momentos críticos como os incêndios de 2017, a tempestade Leslie ou a pandemia Covid-19.

Segundo Artur Fresco, “o tempo vai-se encarregar de legitimar o trabalho desenvolvido por Raul Almeida e suas equipas, desde 2013”.

Para a nova Vereadora, Adriana Sousa que iniciará funções, conta com a sua dedicação, trabalho e competência, ao mesmo tempo que convidou os funcionários municipais a continuarem a dedicar-se com o mesmo empenho que lhes é reconhecido.

Acerca do trabalho a ser feito nos próximos dois anos, o autarca referiu que há obras que estão em curso que vêm do mandato do antigo presidente e explicou que a ideia será continuar esses projetos, deixando o seu “cunho pessoal num futuro a curto e a médio prazo”. Exemplo disso é o Centro de Recolha de Animais, na Praia de Mira, a requalificação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, da Rua Óscar Moreira da Silva e do Centro de Saúde de Mira, Habitação a custos acessíveis, entre outras.

Já a médio prazo, Artur Fresco ambiciona que seja viabilizada, na revisão do POOC, (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) a implementação de uma praia fluvial na Barrinha de Mira, assim como a construção de um nó de acesso à Autoestrada 17 (A17), junto à zona industrial do Montalvo, com a finalidade de captar a implementação de novas indústrias.

Endereçando um profundo agradecimento à sua família, Artur Fresco, deixou a garantia que continuará a ter os “mesmos valores que sempre me acompanharam” e prometeu que terá “dedicação, trabalho, equilíbrio na análise”, mas deixou claro que será “firme” nas suas decisões.

Antes de encerrar seu discurso, deixou duas frases que pretende fixar como definição da sua governação - “O trabalho não nos mete medo” e “Vamos fazer acontecer”!