05 de Maio de 2024

A Festa da Columbofilia regressa a Mira

A Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) tem o orgulho de anunciar a realização dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia - Mira 2023, marcados para o próximo dia 23 de setembro, com início às 11h00. O evento terá lugar no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, situado em Mira, Portugal.

Este ano, os Campeonatos Internacionais de Columbofilia apresentam-se com um atrativo sem precedentes, com a inclusão dos campeonatos mundiais, europeus e nacionais. Trata-se de uma competição de renome internacional, que reúne cerca de 900 pombos de 31 países, prontos para disputar as emocionantes provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, bem como o Campeonato da Europa de Columbofilia, nas categorias sénior e júnior. Além disso, não faltarão emoções fortes com o Grand Prix de Portugal - uma prova a contar para o Ranking Mundial - o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia não são apenas uma competição desportiva de prestígio, são também um momento de encontro, convívio social e solidariedade, onde milhares de columbófilos e entusiastas da modalidade, tanto nacionais como internacionais, se reúnem para partilhar experiências e conhecimentos. A FPC está empenhada em manter e fortalecer esta tradição, oferecendo um espaço dedicado às crianças, diversas barraquinhas, tasquinhas e animação musical.

"Estamos extremamente felizes por mais uma vez podermos abrir o céu de Mira para esta celebração da Columbofilia a nível internacional. Os nossos pombos-correio, verdadeiros atletas alados, são embaixadores do nosso desporto e estamos ansiosos por ver as suas performances excepcionais. Estes campeonatos são um testemunho do espírito de camaradagem e competitividade que define a Columbofilia. Convidamos todos a se juntarem-se a nós neste dia que será memorável", afirma José Luiz Jacinto, presidente da FPC.

O sucesso deste evento só foi possível graças ao apoio fundamental da Câmara Municipal de Mira, bem como dos nossos parceiros, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ, Asas D'ouro, Benzing, Quinta da Lagoa e Zoopan.

Os pombos-correio que vão participar nas competições foram cuidadosamente treinados no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova ao longo dos últimos meses, serão soltos em Paderne, no Algarve, ao nascer do dia, e percorrerão uma distância de 385 quilómetros até Mira. Estima-se que a sua chegada aconteça por volta da hora do almoço.

Os pombos-correio são notáveis atletas alados que apresentam um peso médio entre 425 e 525 gramas no caso dos machos e aproximadamente 480 gramas no das fêmeas. Surpreendentemente, são capazes de percorrer distâncias que variam entre 700 e 1000 quilómetros em apenas um dia, alcançando velocidades médias superiores a 90 km/hora.

A Federação Portuguesa de Columbofilia convida o vosso prestigiado órgão de comunicação social a estar presente neste evento no Columbódromo Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, no próximo sábado, dia 23 de setembro, entre as 11h00 e as 13h00.

11:00 Receção às Entidades Oficiais

11:30 Cerimónia de abertura

Discursos oficiais

Apresentação dos países participantes