04 de Maio de 2024

Está aqui

Mira é um dos três Municípios da CIM-RC galardoados com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Os Municípios de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz, integrados na Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foram, galardoados com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, durante a XVIII edição deste evento promovido pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

A distinção surge no seguimento da construção da Rota Eurovelo 1 na Região de Coimbra, cofinanciado pelo Programa Valorizar promovido pelo Turismo de Portugal.

Trata-se de uma via clicável que estará pronta até ao final de 2023 para ligar os concelhos de Mira, Cantanhede e Figueira da Foz, e que se integra na Rota Europeia Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica.

Com este projeto, a CIM Região de Coimbra pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e constituir-se-á como um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população.

O percurso estende-se ao longo da Costa Atlântica entre o limite norte do concelho de Mira e o limite sul do concelho da Figueira da Foz, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na região, como é o caso da Praia de Mira, o Palheiros de Mira- Museu e Posto de Turismo, a Praia da Tocha, Cabo Mondego, Matas Nacionais, Praia do Relógio, Praia da Claridade, Estuário do Mondego, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, esta distinção veio “valorizar ainda mais o trabalho que desenvolvemos, na nossa região, em prol de um turismo sustentável, da melhoria da qualidade ambiental e do bem-estar da população no nosso território”.

O prémio da FPCUB foi criado em 2006 e pretende reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado”.

Para receber o prémio, para além de Emílio Torrão, Presidente da CIM-RC, estiveram presentes na cerimónia o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, o secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Domingues, e Ana Figueiredo, arquiteta responsável pela implementação da obra.