04 de Maio de 2024

Mira foi o centro do mundo Columbófilo este fim de semana

O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira, recebeu este sábado, dia 23 de setembro, os campeonatos Internacionais de columbofilia.

Com a participação de 900 pombos-correio provenientes de 31 países, os columbófilos portugueses conquistaram resultados notáveis, destacando-se nas competições internacionais.

Isabel Tavares Nascimento, com o pombo 3057783/23, foi a grande vencedora do Campeonato da Europa, com uma impressionante média de 1132.6126 metros por minuto. O segundo lugar ficou com a Espanha e o terceiro com a Roménia.

Além da vitória no Campeonato da Europa, Portugal também se destacou no FCI Grand Prix, uma das mais importantes competições da modalidade, conquistando o segundo e terceiro lugares. A equipa portuguesa Queijarias Cachopa, com o pombo-correio 3366706/23 a fazer uma média de 1132.8549 foi a segunda classificada, seguindo-se a columbófila Isabel Tavares Nascimento que também concorreu nesta prova. O primeiro lugar foi para a equipa alemã SG Wilss.

Portugal venceu ainda o segundo e terceiro lugares no Torneio AILAC, com António José Rebelo Santos (pombo 3247209/23 a fazer uma média de 1087.2445 m/m) e a equipa Sol Nascente (com o pombo 3401511/23 a alcançar uma média de 1075.1468), respetivamente.

Os jovens columbófilos portugueses também brilharam no Campeonato do Mundo de Jovens, com Gonçalo Mota Rodrigues (pombo 3402802/23), em segundo lugar, e Rafael Soares Lopes em terceiro (3250456/23), enquanto o primeiro lugar foi conquistado pela Eslováquia. A jovem portuguesa Lara Rodrigues alcançou um meritório terceiro lugar no Campeonato da Europa de Jovens (pombo 3116167/23).

Este ano, os Campeonatos Internacionais de Columbofilia contaram com mais de 900 pombos-correio de 31 países. Os atletas foram cuidadosamente treinados no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova ao longo dos últimos meses e foram soltos da localidade de Azinhal, a 368 km de distância, às 08h da manhã deste sábado, dia 23, tendo começado a chegar a Mira minutos antes das 13h30.

Os pombos-correio, atletas de alta competição, competiram nas provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, bem como no Campeonato da Europa de Columbofilia, nas categorias sénior e júnior. Além disso, não faltaram emoções fortes com o Grand Prix de Portugal, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia não são apenas uma competição desportiva de prestígio, são também um momento de encontro, convívio social e solidariedade, onde milhares de columbófilos e entusiastas da modalidade, tanto nacionais como internacionais, se reúnem para partilhar experiências e conhecimentos.

"Mira tem um orgulho enorme em ter a sede da Federação da Columbofilia aqui situada, significa que é aqui o centro deste desporto. É muito importante para nós que se mantenha este símbolo. Todos os columbófilos e seus familiares movimentam muito o comércio local, sobretudo o setor da restauração e da hotelaria. Voltem sempre a Mira, estamos de braços abertos para vos receber", disse Artur Fresco, presidente da Câmara de Mira.

O presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, destacou que “Este é o momento de maior confraternização para a Columbofilia portuguesa. Além da competição, o nosso desporto é um desporto de convívio e de aproximação entre todas as pessoas”, “A Câmara Municipal de Mira tem sido um parceiro indispensável, que nos obriga a ser criativos e por isso deixo uma palavra de gratidão", afirmou José Luiz Jacinto, na sessão de abertura oficial do evento e agradeceu também à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que se fez representar, bem como às restantes entidades presentes.

"A Columbofilia não se faz só de pombos, serve para unir as pessoas dos mais diversos pontos do mundo", referiu István Bardos, presidente da Federação Columbófila Internacional, felicitando a organização portuguesa e destacando que Mira é o único lugar do mundo capaz de organizar campeonatos deste nível.