02 de Maio de 2024

Nova empreitada na rede de saneamento em Mira ascende a 2,7 milhões de euros

O auto de consignação da empreitada de ligação do saneamento na zona norte do concelho de Mira, no valor de 2,7 milhões de euros, foi assinado, ontem, na sede da Águas do Centro Litoral (AdCL), empresa responsável pela obra.

A obra, entregue à empresa Oliveiras, vai satisfazer as necessidades de tratamento de águas residuais da zona norte de Mira, não servida atualmente por nenhum sistema de saneamento e incidirá na construção de duas estações elevatórias – EEM1 (Seixo) e EEM2 (Cabeças Verdes) - e respetivas condutas, com 2712 metros, e ainda a edificação de uma conduta gravítica, de 1267 metros, que encaminhará o efluente da freguesia de Carapelhos.

As futuras infraestruturas vão, desta forma, receber os efluentes da totalidade das freguesias de Carapelhos e Seixo e parte da freguesia de Mira, no lugar do Cabeço, representando uma população de 3.000 habitantes.

Com a conclusão desta obra, o saneamento em Mira ficará dividido em duas zonas, uma com a obra ontem consignada, com ligação à ETAR de Ílhavo, e outra para sul com ligação à futura ETAR de Cantanhede.

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, considera “de extrema importância esta ligação, uma vez que sem ela, os trabalhos desenvolvidos na rede de saneamento nas freguesias de Seixo e Carapelhos, não podem entrar em funcionamento. São passos largos num caminho que temos vindo a percorrer para o aumento da cobertura na rede de saneamento no concelho de Mira.”

A cerimónia de assinatura da consignação decorreu, na sede da AdCL, na estação de tratamento de águas (ETA) da Boavista, em Coimbra e contou com a presença do Conselho de Administração da AdCL, do Presidente da Câmara Municipal de Mira e ainda dos representantes da empresa Oliveiras e da empresa responsável pela fiscalização da obra.

A empreitada terá início ainda durante o mês de outubro e prevê -se a sua conclusão até ao final do mês de setembro de 2024.