02 de Maio de 2024

Mira recebe galardão ECO XXI com maior pontuação de sempre

O Município de Mira recebeu nesta terça feira, 7 de novembro, o galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023, que reconhece os municípios que atingiram os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal. A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECOXXI 2023 decorreu ontem, dia 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark em Oeiras.

Este ano participaram 66 municípios sendo a maior das participações nas 17 edições deste Programa.

Mira, que obtém a Bandeira Verde pelo 4ª ano consecutivo, alcançou a melhor avaliação de sempre, com um índice ECOXXI 2023 de 78.2%, próximo do “Muito Bom”.

Segundo o vereador do ambiente, Bruno Alcaide, a Bandeira Verde ECOXXI 2023 “é um estatuto que confere a Mira um reconhecimento e manifesto de quem não desiste do futuro e que coloca a sustentabilidade no centro das suas estratégias para o desenvolvimento local. Traduz um compromisso, e por isso, só posso estar muito satisfeito por conseguirmos, novamente e, com este resultado, a atribuição deste galardão”, agradecendo “o empenho e dedicação dos colaboradores” cuja participação foi fundamental para o resultado obtido.

O Município de Mira, foi também, o melhor no indicador “Mobilidade Sustentável”, com uma pontuação de 92,1%, obtendo ainda, este ano, o “muito bom” (≥ 80.0%) nos indicadores “Promoção da Educação Ambiental/EDS por Iniciativa do Município” (83.9%), “Sustentabilidade em Zonas Balneares” (80.0%), “Transparência, Digitalização e Conectividade” (90.9%), “Combate às Alterações Climáticas” (87.0%) e” Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)” (85.3%).

“Temos um compromisso com o ambiente e, esse compromisso traduz-se na sua conservação, preservação e cuidado agora, para que tenhamos um território mais sustentável amanhã. É um compromisso para que quem explora, vive, sente e visita Mira se sinta integrado e se reveja numa filosofia de boas práticas ambientais e sociais para a construção de um futuro mais VERDE!” finalizou o vereador Bruno Alcaide.