02 de Maio de 2024

"Letras em Movimento" na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal está a dinamizar uma atividade, denominada "Letras em Movimento", destinada a um público dos 3 aos 10 anos (ensino pré-escolar e 1º Ciclo).

Numa era comandada pelas novas tecnologias é urgente dar a conhecer às crianças e jovens outras alternativas para ocupar os tempos livres. Assim, um dos propósitos deste projeto é dar a conhecer o espaço infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, bem como todo o seu espólio recorrendo à história “Conhece-te a ti mesmo e ao mundo à tua volta” para trabalhar as dificuldades de cada um, longe dos telemóveis, computadores ou de qualquer outra meio tecnológico.

Com inspiração na obra “Uma aventura na terra do MindSerena: treinar a mente, o corpo, o coração para construção de um mundo melhor”. Texto de Cristina quadros, Patrícia Mano…

As sessões centraram-se em trabalhar o foco, a concentração, estimular a criatividade individual bem como a importância do trabalho de grupo, assim como, aumentar a autoestima, incentivar a postura correta, aperfeiçoar a coordenação físico-motora, induzir o relaxamento e a visualização criativa.

Estas sessões de animação de leitura poderão ser escolhidas de acordo com o momento curricular ou outro projeto no qual o grupo esteja envolvido.

A Câmara Municipal de Mira transportará os alunos das escolas periféricas até à Biblioteca Municipal onde decorrerão as sessões de “Letras em movimento”. Todas as manhãs de 4ª feira, mediante prévia marcação dos grupos interessados pelos respetivos professores e posterior confirmação pelos serviços da biblioteca.