02 de Maio de 2024

Cerimónia Evocativa dos 80 Anos da Queda do Avião Bombardeiro na II Guerra Mundial em Mira

Sabia que?  A 6 de março de 1944, um episódio marcante aconteceu em Mira durante a II Guerra Mundial?

Um avião bombardeiro britânico, Lockheed Hudson IIIA FK791, caiu na nossa região, deixando uma memória que perdura até hoje.

Durante a sua rota desde Portreath, Inglaterra, em direção à Base das Lages nos Açores, o avião enfrentou uma tempestade no Golfo da Biscaia, resultando na decisão do piloto, David Duncan McPetrie, de ordenar a colocação dos paraquedas à tripulação.

Ao aproximar-se de Mira, um dos motores falhou, levando ao lançamento de um bote insuflável na Lagoa. Walter Edward Potwarka foi o único sobrevivente, saltando em segurança. O piloto tentou uma manobra para retornar ao norte, mas perdeu o segundo motor e, consequentemente, o controle do avião, que se despenharia a sul da Ermida por volta das 5 horas da manhã.

Neste ano, que marca os 80 anos deste trágico acidente, a Câmara Municipal de Mira convida a comunidade para uma Cerimónia Evocativa e descerramento do memorial, a realizar-se no dia 6 de março de 2024, às 18h30, no local da Ermida, Mira.

Venha fazer parte deste momento emotivo e prestar homenagem aos heróis que fizeram parte deste período marcante da nossa história.

Contamos consigo para prestar este tributo!