02 de Maio de 2024

Cerimónia Evocativa dos 80 Anos da Queda do Avião Bombardeiro na II Guerra Mundial em Mira

Ontem, a comunidade de Mira uniu-se para prestar homenagem aos heróis do passado na Cerimónia Evocativa dos 80 Anos da Queda do Avião Bombardeiro durante a II Guerra Mundial.

Ao cair da tarde, a Ermida foi palco da lembrança a estes bravos homens, tripulantes do Lockheed Hudson IIIA FK791, que há 80 anos enfrentaram tempestades e sacrifícios durante a Segunda Guerra Mundial.

O memorial foi solenemente inaugurado, com o presidente da Câmara Municipal, Artur Fresco, e habitantes da Ermida a testemunharem este gesto que perpetua a bravura e a memória daqueles que perderam a vida naquele trágico dia.

“É crucial manter elementos comemorativos que recordem os eventos da guerra, que puseram fim à opressão do regime nazi e asseguraram a continuidade da liberdade no mundo. Nas atuais circunstâncias, é ainda mais vital recordar, especialmente quando nos encontramos, nas portas da Europa, num conflito que persiste. Estamos a recordar momentos difíceis na história da humanidade», afirmou o presidente da câmara, Artur Fresco.

Dezenas de pessoas juntaram-se para ouvir as palavras daqueles que testemunharam os acontecimentos do dia 6 de março de 1944 em terras de Mira.

A Câmara Municipal de Mira expressa gratidão a todos os participantes, ao arqueólogo Mirense, João Francisco Alcaide, pela extensa pesquisa, a Fernando Cruz, Maria de Lurdes Costa, Artur Fresco e Joaquim Barros de Sousa pelos testemunhos, e à CPT Ermida pela disponibilização do espaço, contribuindo para um evento de profundo significado para toda a comunidade.

Que a memória destes heróis continue a inspirar as gerações vindouras.