02 de Maio de 2024

Está aí a 3ª edição do Mira à Mesa

No último sábado, dia 9 de março, o Mercado Municipal da Praia de Mira foi palco da apresentação da terceira edição do evento "Mira à Mesa", promovido pelo Município de Mira. Esta iniciativa visa celebrar as identidades gastronómica e cultural da região da Gândara, reunindo perto de duas dezenas de restaurantes.

Com base num regulamento que estipula que os restaurantes participantes incluam na sua ementa, em dias específicos, pratos típicos da Gândara, o evento tornou-se uma referência no cenário gastronómico local, registando um aumento constante de adesões e de visitantes desde a sua primeira edição.

"Já que esta não é a primeira edição, temos consciência de que nos fins de semana em que o evento ocorre, as pessoas deslocam-se até Mira para saborear pratos específicos. Isso ocorre porque, normalmente, estes pratos não constam nos menus durante o resto do ano. Alguns deles requerem ingredientes que nem sempre são fáceis de obter, e as pessoas, ao saberem que nesses dias o prato está garantido, procuram os restaurantes para desfrutar da experiência", afirmou Artur Fresco.

Arroz de galo velho, serrabulho, filhós, Pitéu de raia ou sardinha na telha são algumas das propostas gastronómicas que estarão disponíveis este mês, em 17 restaurantes, durante dois fins de semana alargados, de sexta-feira a domingo (entre os dias 15 a 17 e 22 a 24).

Além dos 17 restaurantes, a confraria Nabos e Companhia, que destaca os grelos, um dos produtos hortícolas tradicionais da Gândara, também participa ativamente no "Mira à Mesa". Os restaurantes participantes estão distribuídos por todo o concelho, o que permite que as pessoas possam escolher vários locais.

Na prática, cada restaurante tem a liberdade de incluir na sua ementa os pratos típicos que desejar, desde sopas a pratos de carne ou peixe, e sobremesas, respeitando sempre o regulamento estabelecido. O presidente da Câmara salientou ainda o significativo aumento do número de restaurantes participantes, indicando que aqueles que aderiram desde a primeira edição continuam a participar, evidenciando assim a perceção de valor e lucratividade associados a esta iniciativa, para além da sua contribuição para a divulgação.

A apresentação do "Mira à Mesa" decorreu no Mercado Municipal da Praia de Mira, um espaço considerado pelo presidente da Câmara como "totalmente adequado" para a realização deste evento gastronómico.