01 de Maio de 2024

A singular Eco-Escola da Lentisqueira

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a 20 de março de 2024, na Escola Básica do 1ª Ciclo da Lentisqueira, realizou-se a cerimónia de hasteamento da Bandeira Verde, premiando as excelentes práticas ambientais desse estabelecimento de ensino.

Procurando resultados a nível individual e no funcionamento coletivo de instituições, o foco é colocado na transmissão de conhecimento e valores, extensivos a toda a comunidade, com compromissos e práticas a bem da natureza e do ambiente, incluindo medidas minimizadoras das alterações climáticas – simbolicamente, plantou-se uma tangerineira, a também engrandecer o formoso jardim dessa escola.

Nesta iniciativa, para congratular toda a equipa dessa Eco-Escola e a incentivar a continuar a desenvolver esse Programa, a Câmara Municipal de Mira fez-se representar pelo seu presidente e pelo vereador do pelouro da Educação e do Ambiente. De igual modo, estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Mira e a vice-presidente do Agrupamento de Escolas de Mira.

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education e, em Portugal, é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, tendo como grande objetivo promover a literacia ambiental e, quando reconhecida qualidade dos trabalhos desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, atribuir-lhes o respetivo galardão.