01 de Maio de 2024

Mira recebe Torneio Nacional Interassociações Sub 14, Feminino

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira, realizou-se esta tarde a apresentação do Torneio Interassociações Sub-14, Futebol de 9, Feminino.

Organizado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com o apoio da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), dos Municípios de Mira e de Cantanhede, e com a colaboração da Associação Desportiva Ala Arriba, Grupo Desportivo Praia de Mira - Touring 1970, Associação Cultural e Recreativa Seixo de Mira, Febres SC e CF Os Marialvas, este torneio reúne as Seleções das 22 Associações Distritais e Regionais de Futebol.

Este evento desportivo tem como objetivo deixar uma marca memorável nos dois concelhos e promover o futebol jovem feminino a nível regional.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, "o Município tem vindo a investir na melhoria das infraestruturas para a prática desportiva no concelho, com especial atenção na criação de melhores condições para o desenvolvimento do desporto de formação nas associações locais. Neste sentido, aceitámos, com todo o gosto, o convite feito pela Associação de Futebol de Coimbra para receber, em Mira, este torneio. Estaremos sempre disponíveis para colaborar em todas as suas iniciativas e apoiar o desporto de formação. Agradecemos à Associação de Futebol de Coimbra e à Federação Portuguesa de Futebol por escolherem o concelho de Mira para a realização deste importante torneio nacional", concluiu.

Adérito Machado, vereador do Desporto da CM Cantanhede, não escondeu o entusiasmo por receber esta competição, falou da evolução do futebol feminino, apelou a que os clubes “fizessem equipas femininas, pois se abrirem a porta vai haver muita adesão”.

Mónica Jorge reconheceu que este “é um torneio especial” para a Federação Portuguesa de Futebol, pois envolve as atletas mais jovens de 22 seleções de todo o país, no qual são feitas «observações técnicas”, mas é também uma forma de “promover e motivar as meninas”. A diretora da FPF não tem dúvidas de que deste torneio “saem grandes talentos para a seleção nacional”. Mónica Jorge valorizou ainda o papel das associações e das autarquias que acolhem este tipo de eventos e considera ser “uma grande vantagem poderem receber 22 seleções que trazem mais de 20 pessoas cada uma delas”.

Horácio Antunes, por seu turno, considera que “estes torneios são uma força cada vez mais importante para o futebol em todos os aspetos”, elogiou o crescimento que o futebol feminino tem vindo a ter desde que Fernando Gomes assumiu a liderança federativa e reconheceu também o trabalho de Mónica Jorge.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, Mónica Jorge, Diretora da Federação Portuguesa de Futebol, Horácio Antunes, Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, e Adérito Duarte, Vereador da Câmara Municipal de Cantanhede.

Cerca de 1000 atletas e equipas técnicas estarão entre Mira e Cantanhede, para o Torneio Interassociações Sub 14, Futebol de 9, feminino 2024, que decorrerá entre os dias 25 e 28 de abril.