03 de Maio de 2024

A Batalha das Dunas em Mira

A Preservação do Ambiente e Desafios Contemporâneos: A Batalha das Dunas em Mira

No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024, o Município de Mira, em colaboração com o Património Cultural, I.P., e o ICOMOS Portugal, organizou uma conversa de sensibilização no Museu Território da Gândara.

O tema em destaque foi "Preservação do Ambiente - novos e velhos desafios: a Batalha das Dunas". Esta iniciativa contou com a participação de um grupo de idosos da Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo e teve como objetivo refletir sobre a evolução das práticas de conservação desde a Carta de Veneza até aos seus impactos atuais face aos desafios como a emergência climática, conflitos e catástrofes naturais.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado anualmente a 18 de abril, com o intuito de realçar a importância desses locais na história e identidade das comunidades, e promover a sua preservação e valorização.

O tema escolhido para 2024, "Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza", convidou à reflexão sobre o Património Cultural partilhado que emana dessa convenção internacional, que este ano completa 60 anos, e o papel que ainda desempenha na atualidade.