12 de Maio de 2025

Está aqui

Está aberto o concurso público para Empreitada de Construção de 22 Habitações a Custos Controlados na Videira Norte

O Município de Mira anuncia a abertura do concurso público para a empreitada de construção de 22 habitações T3 e T4 na Urbanização da Videira Norte, na freguesia da Praia de Mira. Este projeto, resultado de um longo trabalho realizado pelo Município de Mira, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), marca uma nova etapa no desenvolvimento habitacional do concelho, com um investimento inicial previsto de cerca de 4 milhões de euros.

As propostas para este concurso público, publicado no Diário da República n.º 163/2024, Série II de 23 de agosto de 2024, podem ser submetidas até ao próximo dia 13 de setembro de 2024.

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, sublinhou a importância desta fase do projeto, descrevendo a abertura do concurso público como um "marco histórico para o nosso Município". O autarca destacou o desafio que foi ultrapassar os problemas antigos e complexos associados à Urbanização da Videira Norte. "Com a conclusão deste processo, poderemos finalmente iniciar a construção, garantindo que as primeiras moradias sejam disponibilizadas a preços acessíveis para as famílias do nosso concelho".

O Município de Mira tem previsto um conjunto de intervenções na Urbanização da Videira Norte. Além das 22 moradias que agora entram em fase de concurso, está prevista a abertura de novo concurso público, ainda este ano, para a construção de edifícios plurifamiliares. As habitações serão destinadas a arrendamento acessível, contribuindo para a renovação do parque habitacional da região e impulsionando o desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Com este investimento global de cerca de 11 milhões de euros, o Município de Mira reafirma o seu compromisso em enfrentar os desafios habitacionais do concelho, tornando-o mais atrativo para o investimento empresarial e criando condições para a fixação de famílias na região.