24 de Abril de 2024

Espaços Verdes

“As espécies vegetais com as suas diferentes formas, coloridos, estruturas, texturas e volumes, constituem elementos plásticos com os quais se pode aumentar o interesse estético de muitos espaços urbanos, equilibrando a composição dos volumes construídos, com a introdução de adequadas superfícies vegetais.” In Araújo, I. Alves. Problemas da Paisagem Urbana, Lisboa, 1961.
Os espaços verdes, além de adornar, possuem valor ecológico devido ao seu contributo para a purificação do ar, para a diminuição da poluição sonora e diminuição do impacto das chuvas. Melhoram o microclima, promovendo a conveniente circulação da água e do ar, proporcionam sombra e refúgio para inúmeras espécies de animais valorizando assim a vida local. Também desempenham um papel educacional muito importante.

A Câmara Municipal de Mira consciente da importância que os Espaços Verdes Urbanos (EVU) representam como componente indispensável da qualidade de vida urbana e de integração na paisagem, valorizará este recurso através da promoção, divulgação e requalificação de seus EVU e Parques de Lazer.