24 de Abril de 2024

Recolha Selectiva (Ecopontos)

VAMOS SEPARAR COMO GENTE GRANDE, TODAS AS EMBALAGENS USADAS E TODOS OS DIAS

O que é um Ecoponto?
Um ecoponto é um conjunto de três contentores, Vidrão, Embalão e Papelão, que servem para depositar resíduos valorizáveis para a reciclagem. Cada um destes contentores apresenta uma cor diferente. O vidrão é verde, o embalão é amarelo e o papelão é azul.

Quantos Ecopontos existem no Concelho de Mira?
Neste Município existem, de forma distribuída, 142 contentores para resíduos recicláveis, repartidos por 70 contentores para a recolha do vidro (Vidrões), 38 contentores para a recolha de papel (Papelões) e 34 contentores para a recolha de plástico e metal (Embalões). Neste universo 34 são ecopontos.

Clique AQUI para ver o Mapa dos Ecopontos no Concelho de Mira

Que quantidades de resíduos se separam no Concelho de Mira?
Em 2006 separou-se um total de 445 toneladas de resíduos diferenciáveis, repartidos tal como se apresenta no gráfico abaixo. Esse gráfico representa ainda o envolvimento da população na separação de resíduos para reciclar e a quantificação da evolução nos últimos 4 anos.

Quem são os responsáveis pela gestão dos resíduos recicláveis?
A recolha dos resíduos sólidos recicláveis no Concelho de Mira é também da responsabilidade da Câmara Municipal de Mira e da ERSUC – Empresa de Resíduos Sólidos do Centro, SA. A ERSUC é responsável pela recolha e encaminhamento dos resíduos recicláveis para valorização, e efectua a recolha e o transporte dos resíduos para as estações de triagem de Coimbra e de Aveiro. Nesses locais, os resíduos são devidamente separados e acondicionados em fardos para posterior valorização. Os fardos são então encaminhados para as empresas de reciclagem, espalhadas pelo país, de acordo com o tipo de material a reciclar.

À Câmara Municipal compete avaliar as necessidades das populações e localizar os Ecopontos nos aglomerados urbanos e zonas comerciais.

Como utilizar os Ecopontos?
Antes de utilizar os Ecopontos deve:
1.Escorrer e se possível enxaguar as embalagens de vidro, de plástico e de metal para evitar maus cheiros;
2.Colocar as embalagens de vidro sem tampas de metal, cortiça e plástico;
3.Espalmar, sempre que possível, as embalagens de plástico, de metal e de papel/cartão (sem gordura) para reduzir o espaço que ocupam no ecoponto e facilitar o transporte.

O que DEVO e NÃO DEVO colocar nos ecopontos?

VIDRÃO

EMBALÃO

PAPELÃO

PILHÃO
No pilhão deve colocar apenas as pilhas usadas e as pilhas recarregáveis.
A empresa Ecopilhas desponibiliza pequenos pilhões em cartão que podem ser encontrados na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia e em alguns estabelecimentos comerciais.

Aplique a política dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar):

Reduza a quantidade de resíduos que produz de forma a diminuir o consumo de recursos naturais (matérias-primas) e a quantidade de resíduos que têm de ser tratados.
Reutilize o mesmo material mesmo que para um fim diferente, porque assim reduz o consumo de recursos naturais (matérias-primas) e a quantidade de resíduos que têm de ser tratados.
Recicle ou transforme os materiais usados em novos materiais, valorizando-os. Porém, aplique este terceiro R como última alternativa, pois antes deve tentar reduzir e reutilizar.

Siga as seguintes sugestões do Ciclo dos 3R:

Em Casa:
- Reduza o consumo desnecessário. Por exemplo, desligue os aparelhos eléctricos no botão ou na tomada, não deixe as torneiras a correr livremente, utilize pilhas recarregáveis em vez de descartáveis e não utilize copos, pratos ou talheres descartáveis;
- Reutilize embalagens, frascos e caixas de cartão para armazenamento:
- Recicle o seu lixo nos ecopontos. Sabia que com 5 garrafas de plástico produz-se uma T-shirt?

Nos Transportes:
- Reduza o uso do seu carro. Desloque-se a pé, de bicicleta ou de transportes públicos sempre que possível;
- Separe para reciclar o óleo, a bateria e os pneus do seu carro, entregando-os na oficina onde os adquiriu ou em ecocentros.

No Trabalho:
- Reduza a utilização do ar condicionado;
- Utilize o verso do papel. Imprima e fotocopie sempre na frente e no verso;
- Separe para reciclar o papel, os tinteiros e os equipamentos electrónicos.

PORQUE UM PEQUENO ESFORÇO HOJE, FAZ A DIFERENÇA AMANHÃ

REDUZA, REUTILIZE E SEPARE PARA RECICLAR E ASSIM A TERRA AJUDAR