Mira acolhe ações de controlo de espécies invasoras e restauro ecológico a 10 de maio
No dia 10 de maio de 2025, o concelho de Mira será palco de duas iniciativas centradas na preservação da biodiversidade e combate às espécies invasoras, sob o tema “Na Mira das Invasoras – Conhece e Restaura”. As ações são orientadas pelos investigadores Francisco Alejandro López Núñez e Liliana Neto Duarte, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do Instituto Politécnico de Coimbra.
A manhã começa às 9h30 na Praia de Mira (junto à receção do Parque de Campismo Municipal), com uma sessão prática de monitorização e de controlo de plantas invasoras, como a acácia-de-espigas e o chorão-das-praias, tendo em vista a recuperação de espécies nativas e de seus habitats.
À noite, pelas 21h30, no Centro Interpretativo da Casa e Cultura Gandaresa (Seixo), os mesmos investigadores conduzem a palestra “O controlo da Acácia-de-espigas e as suas galhas”, abordando métodos de gestão ecológica e biológica desta espécie invasora.
Estas atividades em Mira integram a Semana sobre Espécies Invasoras (SEI 2025), que decorre entre 3 e 11 de maio, em Portugal e Espanha, sendo promovidas por invasoras.pt, o CERNAS e o Centro de Ecologia Funcional.
A iniciativa "Na Mira das Invasoras – Conhece e Restaura" conta com o apoio do Município de Mira, que também a integra nas atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul 2025, cujo tema anual é: “Restauro da Natureza”.
Participar é proteger! Junte-se a esta missão e ajude a restaurar o equilíbrio dos nossos habitats. A natureza agradece.