15 de Dezembro de 2025

Está aqui

Centro de Saúde de Mira requalificado recebe visita oficial da Ministra da Saúde

O Centro de Saúde de Mira tem agora novas instalações e melhores condições para receber utentes e profissionais. As obras de requalificação, muito aguardadas pela comunidade, ficaram concluídas antes do prazo previsto e foram motivo de reconhecimento por parte da Sr. ª Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que visitou o espaço esta manhã.

A acompanhar a visita estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço, e a vereadora e coordenadora da Unidade de Saúde Familiar Moinhos de Mira, Madalena Santos.

Ao longo da visita, todos destacaram a importância desta intervenção para a melhoria dos cuidados de saúde prestados no concelho, enaltecendo também o trabalho das equipas e dos profissionais que todos os dias asseguram o funcionamento do centro de saúde.

Madalena Santos fez questão de agradecer à Câmara Municipal de Mira “o apoio que foi sempre total, desde o início”, e sublinhou “a qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa responsável pela obra”.

Alexandre Lourenço anunciou que o Centro de Saúde receberá em breve novo mobiliário clínico, bem como o tão esperado aparelho de raio-X. “Estamos empenhados em reforçar os meios disponíveis, para dar melhores respostas à população”, afirmou.

O Presidente da Câmara de Mira, Artur Fresco, mostrou-se satisfeito com o resultado da obra, mas deixou claro que há ainda passos importantes a dar: “Falta agora avançar com a requalificação das extensões de saúde dos Carapelhos, Seixo, Lentisqueira e Praia de Mira”. Aproveitou também a ocasião para insistir na necessidade de resolver de forma definitiva o protocolo que assegura a permanência da SIV (Suporte Imediato de Vida) em Mira durante a época balnear: “Não faz sentido continuarmos a depender de Cantanhede para ter uma ambulância do INEM.”

Na sua intervenção, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, começou por elogiar o trabalho conjunto entre autarquia, ULS e profissionais de saúde, destacando que “foi graças a esse esforço articulado que foi possível chegar a este resultado em tão pouco tempo”. Sublinhou ainda que a requalificação do edifício “é apenas uma parte do trabalho que está a ser feito para melhorar as respostas da saúde de proximidade”.

Referiu também que a atenção ao território é uma prioridade: “Estamos a trabalhar para que os centros de saúde estejam mais bem preparados, mais bem equipados e mais próximos das pessoas. A resposta que se dá a nível local é essencial para o bom funcionamento de todo o sistema de saúde.” A Ministra garantiu ainda que irá analisar com a devida atenção os pedidos apresentados pelo autarca de Mira, nomeadamente a questão da SIV durante a época balnear.

A requalificação do Centro de Saúde de Mira representa um passo significativo na valorização da rede de cuidados de proximidade, respondendo a uma necessidade há muito identificada por utentes e profissionais.