20 de Maio de 2024

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Adotando o mote proposto para este ano pelo ICOMOS Internacional – o Património do Desporto, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal promove o tema Desporto, um património comum, com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, assinalar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.

Também o Município de Mira se vai associar a esta celebração através de duas atividades.
No dia 16 de abril, vamos realizar o PR1 - Rota dos Museus, um percurso pedestre interpretativo de pequena rota. Com o ponto de partida no Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira, com paragem no Sítio do Cartaxo e fim do percurso no Museu do Território da Gândara (temos transporte de volta).

Já no dia 18 de abril, vamos Reviver Tradições através de jogos tradicionais no Jardim Municipal junto ao Pelourinho.

Participe, e venha divertir-se!

Não se esqueça de fazer a sua inscrição para a realização do Percurso Pedestre através do correio eletrónico: turismo@cm-mira.pt, pelo telemóvel 924 473 751, ou presencialmente no Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira.

Contamos consigo!