20 de Maio de 2024

A documentação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

No próximo dia 23 de abril, pelas 15.30 horas, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Mira, inserida na comemoração do Dia Mundial do Livro, a palestra “A DOCUMENTAÇÃO DO MOSTEIRO DE SANTA CRUZ DE COIMBRA”, a ser proferida por Maria Donzília Alves.

O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra teve, a par com os mosteiros de Alcobaça. Lorvão e S. Vicente de Lisboa, biblioteca e scriptorium com alguma dimensão. À volta do Mosteiro de Santa Cruz proliferava uma grande vida intelectual. O scriptorium do Mosteiro foi palco de escrita de várias obras consideradas de referência na cultura escolástica da época. Tem no seu espólio obras de Amato Lusitano, Aristóteles, Avicena, Hipócrates, Galeno, Pedro Julião ou Pedro Hispano, entre outros.

Maria Donzília Alves é bibliotecária na Biblioteca Municipal de Mira e Doutora em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid.

O trabalho agora apresentado é o resumo de uma investigação realizada pela autora para a UCM.