
A recolha seletiva de biorresíduos (resíduos alimentares), além de obrigatória em Portugal, contribui para a redução dos resíduos enviados para aterro e para o aumento de materiais que vão ser valorizados, fomentando a economia circular, através da produção de energia elétrica renovável e de composto, um corretivo orgânico para aplicação nos solos. Além disso, a redução da deposição de resíduos em aterro permite baixar os custos de tratamento, o que terá impacto nas tarifas anuais de resíduos urbanos.
O Município de Mira inicia, assim, a recolha seletiva porta-a-porta (PaP) de biorresíduos abrangendo, primeiramente, as entidades do setor não doméstico, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas e estabelecimentos do canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés).
Sem a sua participação, o Município de Mira não consegue recolher e valorizar corretamente estes resíduos. A sua participação é decisiva para o sucesso deste projeto e para a sustentabilidade do planeta!
ADIRA A ESTE PROJETO!
O QUE SÃO BIORRESÍDUOS?
Os BIORRESÍDUOS são os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos, bem como os resíduos verdes biodegradáveis de jardins e parques.
QUEM PODE ADERIR AO PROJETO?
A recolha seletiva de BIORRESÍDUOS abrangerá todas as freguesias do concelho de Mira.
Podem aderir as entidades do setor não doméstico, estabelecimentos do canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés), escolas e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).
COMO FUNCIONA A RECOLHA PORTA-A-PORTA?
O QUE DEVE DEPOSITAR NESTE CONTENTOR CASTANHO
FAÇA PARTE DO CICLO DA NATUREZA. DÊ VALOR AOS SEUS RESÍDUOS!

