28 de Setembro de 2026

Está aqui

Mira volta a ser capital mundial da columbofilia com 31 países em competição

Mira voltou a ser ponto de encontro da columbofilia mundial no sábado, 26 de setembro, ao receber delegações de 31 países para a Final dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia 2026. No concelho que acolhe a modalidade há quase três décadas, a prova reuniu 850 pombos-correio num percurso de 310 quilómetros, entre Castro Verde e o Columbódromo Gaspar Vila Nova, em Portomar. A delegação Portuguesa destacou-se com vitórias no Campeonato da Europa e no Torneio Ibero-Latino-Americano, além de outros lugares de relevo nas diferentes competições.

O programa da manhã começou com o I Encontro Nacional de Mulheres Columbófilas, ao qual se seguiu a cerimónia oficial de abertura. A chegada dos pombos concentrou depois as atenções das comitivas e do público presente no columbódromo.

Entre as 31 delegações estiveram representantes de Malta e da Arábia Saudita, numa edição que teve o Campeonato do Mundo em destaque e voltou a colocar Mira no centro da columbofilia internacional. Para além da competição, o encontro proporcionou momentos de convívio e de partilha entre participantes de diferentes países.

Organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia, em parceria com o Município de Mira e com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, a iniciativa deu continuidade ao trabalho conjunto de promoção da modalidade e de acolhimento das suas principais provas internacionais.

O Município de Mira agradece a todos os participantes e delegações, à Federação Portuguesa de Columbofilia, ao IPDJ, aos columbófilos, dirigentes, técnicos, colaboradores e voluntários, bem como ao público que acompanhou as provas, pelo contributo para o sucesso do evento.

A autarquia felicita todos os vencedores e destaca os resultados alcançados pelos representantes portugueses, num dia que voltou a reunir em Mira a comunidade columbófila internacional.