19 de Abril de 2024

Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira e Biospot da Lagoa de Mira - inauguração de percursos interpretativos

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr. Raúl de Almeida e a coordenadora da projeto das Estações da Biodiversidade, Dra. Patrícia Garcia Pereira, têm a honra de convidar todas as pessoas interessadas para a inauguração da Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira e do Biospot da Lagoa de Mira –, que decorrerá no dia 29 de maio, pelas 10h30m, no Sitio do Cartaxo – Ecoturismo, na margem nascente da Lagoa de Mira.

Ao fim de um ano de preparação, o projeto da Rede Nacional de Estações da Biodiversidade no concelho de Mira vai entrar na sua fase conclusiva com a sensibilização e educação ambiental, através da implementação de duas estações EBIO no terreno.

Vão ser inauguradas a Estação da Biodiversidade da Barrinha de Mira e o Biospot da Lagoa de Mira. Nesses locais, ao longo da pista ciclopedonal e nas margens dessas lagoas, os visitantes vão encontrar painéis informativos (guias de campo) que os irão ajudar a identificar e a conhecer melhor a biodiversidade local, com destaque para libélulas, libelinhas, borboletas e plantas – a base para a conservação dos ecossistemas terrestres.

Programa:

10h:30m - Receção de convidados e interessados

10h:45m - Prova de produtos locais tradicionais

11h:00m - Apresentação: Para que servem as Estações da Biodiversidade?  -  Patrícia Garcia Pereira  (cE3c, FCUL)

11h:15m - Visita inaugural guiada ao Biospot da Lagoa de Mira - Albano Soares (Tagis), Rui Félix (Tagis), Sandra Antunes (Tagis) e Patrícia Garcia Pereira (cE3c, FCUL)

11h:45m - Demonstração da técnica de recolha de larvas de libélulas e libelinhas com uma rede de arrasto - Albano Soares (Tagis) e Rui Félix (Tagis)

12h:00m - Encerramento