26 de Abril de 2024

Está aqui

Praia de Mira Sem Beatas

Areal da Praia de Mira “livre” de 56 litros de beatas de cigarros, em 15 dias

Uma parceria entre várias entidades, Câmara Municipal de Mira, Portugal sem Beatas, Tara recuperável, Associação Bandeira Azul Europa e Associação Portuguesa do Lixo Marinho e concessionários dos bares/apoios de praia, deu origem a um projeto piloto que decorreu na Praia de Mira, no período de 1 a 15 de Agosto.

Nos Concessionários da Praia de Mira, o utente da praia podia apanhar um cinzeiro de praia e, no final, depositar as respetivas beatas no “minibeatão” do Portugal sem Beatas, que se encontrava nessa mesmo concessionária.
O projeto Portugal sem Beatas aparece porque existe uma grande preocupação ambiental em reduzir este tipo de lixo, uma vez que é bastante tóxico.
Alguns dados preocupantes que nos fizeram pensar de forma mais atenta relativamente a este lixo:

  • São produzidos 11 milhões de cigarros por minuto em todo o mundo;
  • As beatas são o tipo de lixo mais gerado em todo planeta;
  • A decomposição parcial pode demorar até 20 anos, libertando cerca de 4700 substâncias poluidoras, que podem contaminar 2 L de água;
  • Aves e peixes confundem beatas com alimento e morrem;
  • As crianças não entendem porque não devem brincar ou meter beatas na boca;
  • 7000 Beatas por minuto vão parar ao chão em Portugal, estas são arrastadas pelas águas das chuvas e vão parar ao Mar;

Agradecemos a todos os fumadores que  colaboraram  nesta causa, procurando preservar o ambiente e a vida das gerações vindouras.O Município de Mira agradece, também,  todo e qualquer  gesto que, preservando o ambiente, ajude a manter as suas praias na lista das praias galardoadas com a Bandeira AzuL!