26 de Abril de 2024

Comunicado Operacional 20/2016

No seguimento da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e do Comunicado Técnico emitido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta-se para as próximas 48 horas tempo quente e seco, com índices de risco de incêndio em níveis elevados no Alentejo e Algarve e muito elevados no Centro Interior, prevendo-se um ligeiro agravamento para o litoral, destacando-se:

• Subida da temperatura máxima, com valores que poderão atingir a gama de 30 a 35ºC no Alentejo, Algarve e região de Lisboa e Vale do Tejo. Humidade relativa inferior a 20% no Alentejo e inferior a 30% no Algarve e no Centro interior, com valores a manterem-se abaixo dos 35% durante a noite, com exceção da faixa costeira e do Norte, onde existe recuperação noturna, situação que se prevê manter-se nos dias subsequentes. O vento do quadrante Norte será moderado (20 a 30 km/h), sendo pontualmente forte no litoral oeste com rajadas que poderão atingir os 65 km/h. Nas terras altas prevê-se que o vento seja moderado de nordeste, intensificando a partir do final da tarde.
  • Tendência para os valores de temperatura a manterem-se altos, havendo um aumento da temperatura máxima no litoral oeste e uma noite tropical na quarta-feira. A humidade relativa deverá manter-se abaixo dos 30% no Sul e na bacia hidrográfica do Tejo. O vento roda para leste, sendo moderado a forte nas terras altas (30 a 40 km/h).
  • Para quinta-feira prevê-se uma diminuição da temperatura, em especial na faixa costeira, com os teores de humidade relativa a manterem-se abaixo dos 30% na generalidade dado território, à exceção da faixa costeira. O vento deverá manter-se do quadrante leste, embora com menos intensidade do que no dia anterior.

Efeitos espetáveis

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mira recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:

• Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  •  Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Ao efetuar trabalhos agrícolas e florestais, mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleo e poeiras, equipados com um ou dois extintores. Abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação, e tenha cuidado com possibilidade de ocorrência de faíscas, durante a sua utilização.

O SMPCM recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias.

Tendo em conta a presente situação meteorológica, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório devido ao calor, pelo que se recomenda a observação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

Qualquer situação anormal deverá ligar para os seguintes números de telefone:

112- Linha nacional

231 480 670 – Bombeiros Voluntários de Mira

91 567 3663– Serviço Municipal de Proteção Civil

Mira, 28 setembro de 2016

O Comandante Operacional Municipal,

Ângelo Manuel Morais Lopes, Dr.