19 de Maio de 2024

“Considerações sobre o Mosteiro da Batalha”

No próximo dia 2 de dezembro, pelas 21.00 horas, vai ter lugar na Biblioteca Municipal Mira, inserida na comemoração do Dia Mundial do Livro, a palestra “CONSIDERAÇÕES SOBRE O MOSTEIRO DA BATALHA”, a ser proferida por Zélia Morais.

O Mosteiro da Batalha, também designado de Mosteiro Santa Maria da Vitória é, sem dúvida, um dos mais bonitos monumentos da arquitetura portuguesa e europeia. O Mosteiro, pelo valor que encerra, é fruto de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

O Mosteiro da Batalha integra a Lista do Património Mundial elaborada pela UNESCO desde 9 de dezembro de 1983.

Zélia Morais tem formação em Artes pela Escola Artística Avelar Brotero e licenciatura em História pela Universidade Aberta.