19 de Abril de 2024

Qualidade da Água Balnear

A costa marítima de Mira oferece 15 quilómetros de areais e de dunas com belas paisagens. Conjugados com um clima atlântico-mediterrânico, tornam-se locais aprazíveis para a prática de banhos, em especial nas praias com Bandeira Azul: praia de Mira e praia do Poço da Cruz. O mesmo acontece para as águas interiores, como a barrinha de Mira e a lagoa de Mira, embora estas não estejam “identificadas como águas balneares”.

“As condições necessárias para garantir em segurança a utilização das águas identificadas como balneares passam não só pelos acessos, infraestruturas e segurança das praias, mas também pela qualidade da água. Esta qualidade representa um fator de saúde pública e um importante indicador de qualidade ambiental e de desenvolvimento turístico.” (snirh.apambiente.pt)

Sendo a qualidade da água uma preocupação constante da Câmara Municipal de Mira, a gestão da sua qualidade é uma responsabilidade constante do Ministério do Ambiente – Agência Portuguesa do Ambiente. Igualmente, a monitorização de determinados parâmetros da qualidade da água passam pela vigilância do Ministério da Saúde e de suas Administrações Regionais.

Mais informações em: https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=2.1