23 de Outubro de 2021

Está aqui

Estações da Biodiversidade

Desde 2016 que existem dois percursos ambientais temáticos na envolvente das duas principais zonas húmidas do concelho de Mira. Em duas lagoas costeiras do centro de Portugal existem agora, nas suas envolventes, a Estação da Biodiversidade da Barrinha e o Biospot da Lagoa (EBIO) – ver pormenor em: https://www.cm-mira.pt/node/452.

Quem percorre a pista ciclo-pedonal na envolvente da lagoa de Mira ou da barrinha de Mira depara-se com painéis informativos onde é possível interpretar a paisagem e sua biodiversidade, com especial incidência para as borboletas diurnas, libélulas e libelinhas, bem como a flora a que estão associadas.

Intitulada Rede Nacional de Estações da Biodiversidade (EBIO - http://www.tagis.pt/rede-ebio.htm) é projeto nacional promovido pela TAGIS, cE3 e pela Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa. Contou com o apoio local da Câmara Municipal e da Associação dos Amigos dos Moinhos da Região da Gândara para a inclusão no terreno das diversas estações interpretativas de sensibilização e educação ambiental.

Sabia que os insetos apresentados nessas duas EBIO, devido à sua sensibilidade às alterações do meio, são importantes bioindicadores do estado de conservação desses habitats lagunares? Saiba que do levantamento prévio de campo que resultou na inventariação de espécies presentes nessas lagoas, foram assinaladas três espécies de libélulas ameaçadas em Portugal e que por aqui ainda existem cerca de metade das libélulas e libelinhas registadas de Portugal - um relevante indicador da qualidade ambiental local.

Desde a instalação destas EBIO tem ocorrido ações diretas de educação ambiental no terreno, exposições temáticas e ações de formação para professores e formadores, com o objetivos gerais de consciencialização ambiental para a preservação desses habitats e de suas espécies, bem como a constituição de pessoas capacitadas para a interpretação da biodiversidade local (mais pormenores em: https://www.cm-mira.pt/node/1134 e em https://www.cm-mira.pt/node/1110)

Aqui fica o convite para disfrutar de uns bons momentos de lazer, em plena natureza, na descoberta da biodiversidade ao longo das margens da barrinha e da lagoa de Mira.

 

Informação útil: