28 de Março de 2024

Pavilhão Municipal de Desportos

O Pavilhão Municipal de Desportos ocupa uma área de jogo de 44x25m, correspondentes às necessidades de utilização de duas turmas em simultâneo e à realização de provas oficiais.

O Pavilhão insere-se numa zona onde existe a Escola Secundária Dr.ª M.ª Cândida, a Escola Básica do 2º Ciclo de Mira, um campo de futebol e a Piscina Municipal. O terreno do Pavilhão fica junto dos limites da Escola Secundária Dr.ª M.ª Cândida de Mira e do campo de jogos, é no entanto vedado de modo a ser um espaço autónomo, uma vez que servirá além da Escola Secundária, a Preparatória e o público em geral. Na impossibilidade de fazer aberturas de iluminação do recinto de jogos a Norte (a luz mais constante) optou-se pela luz a Nascente.

Interiormente optou-se por revestir todos os pavimentos à exceção do recinto de jogos com mosaico porcelânico, devido à facilidade de limpeza e manutenção e à sua durabilidade. O recinto de jogo tem uma função polivalente assim optou-se por um material durável e de fácil manutenção. As portas têm aro em alumínio termolacado com estrutura alveolada revestida a “fórmica” de modo a serem laváveis e resistentes. Exteriormente todo o edifício tem um soco de 90 cm também em mosaico porcelânico de modo a proteger as zonas mais sensíveis. Quanto à construção optou-se por paredes duplas com caixa-de-ar e isolamento térmico. Devido às dimensões dos vãos optou-se pelo alumínio termolacado que responde bem a situações como esta.

O Pavilhão tem um vão livre de 44x33 m sobre o campo de jogos e bancadas pelo que se optou nesta zona por uma cobertura de duas águas constituída por varas de madeira de pinho lamelada colado com secção de 1,40x0,14m e um comprimento de 15,612 m, formando um ângulo com a horizontal de 15º. O interior tem forro em contraplacado de pinho com isolamento térmico em manta de lã de rocha e exterior em fibrocimento. No restante edifício a solução adotada foi a cobertura plana invertida devido à forma irregular do edifício.

A obra foi concluída no início do ano de 1993.

HORÁRIOS
De segunda a sexta, das 18h00 às 23h00