26 de Abril de 2024

Mira à Mesa

Numa altura em que a gastronomia integra o Património Imaterial da Humanidade, o seu desfrutar e o vivenciar, nas suas diversas dimensões, é, na verdade, uma forma de a difundir como um património vivo e ativo. Ligada ao movimento turístico dos «saberes» e dos «sabores» a gastronomia une-as de maneira harmoniosa e diferente, provocando uma sensação de plena satisfação por todos os sentidos: olfato, paladar, visão e tato.

A gastronomia, que tem servido de símbolo à construção de unidades nacionais e de identidades culturais ao longo da história, constitui ainda hoje um poderoso espólio cultural e identitário à disposição de todos os que dela procuram prazer e experiência. O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência.
Provar, experimentar, saborear e desfrutar dos hábitos alimentares das gentes ligadas a um demarcado território constituem aspetos que determinam o principal interesse pela prática gastronómica em contexto de turismo ou de simples viajante.
Foi com este mote que o Município de Mira decidiu criar um evento gastronómico que valoriza-se ao mesmo tempo a gastronomia e a restauração local.
E assim surgiu o “Mira à Mesa” com o objetivo de:
  • Valorizar e preservar o Património Cultural, Gastronómico, Antropológico e Social da Região da Gândara, onde Mira se insere plenamente, defendendo e conservando antigas receitas, saberes e sabores locais;
  • Divulgar a riqueza gastronómica da região e a qualidade dos produtos locais, promovendo a qualificação da Restauração;
  • Potenciar, a gastronomia ligada à restauração da região enquanto recurso turístico local;
  • Atrair público ao território em época baixa evidenciando Mira como destino turístico durante todo o ano.

Nos fins de semana de 18, 19 e 20, e 25, 26 e 27 de março de 2022, a Câmara Municipal de Mira convida a degustar a autenticidade da nossa carta gastronómica.

Aceda à página do evento para mais informações 👉