26 de Abril de 2024

Que comece a 2ª edição do “Mira à Mesa”

A Câmara Municipal de Mira apresentou no sábado, 11 de março, a 2ª edição do evento gastronómico “Mira à Mesa”, na tradicional Feira dos 11, em Portomar.

Esta é uma iniciativa, promovida pelo Município de Mira, em parceria com os restaurantes do concelho, que, baseada na Carta Gastronómica da Região da Gândara, pretende colocar Mira no roteiro dos amantes da gastronomia, mas também, dar oportunidade aos Mirenses de celebrar as suas raízes e tradições.

O certame realiza-se nos próximos fins de semana 17, 18 e 19, e 24, 25 e 26 de março, em 20 restaurantes espalhados pelas várias localidades do concelho de Mira.

Os restaurantes aderentes, vão disponibilizar, além da sua carta habitual, uma ementa dedicada à carta gastronómica da Gândara, com vários pratos tradicionais locais.

A apresentação contou com a presença do chefe Albano Lourenço, que explicou como era outrora caracterizada a cozinha gandaresa. “Diziam que a comida da gândara era simples, porque se preparava facilmente com um ou dois produtos, sóbria no seu modo de confeção e apresentação, e sazonal, porque estava ligada ao ciclo produtivo.”

Com este evento gastronómico, o Município de Mira, espera, numa época mais baixa para o turismo, conseguir alavancar a economia, divulgar o território e as suas tradições e cultura.

“É um evento assente em três grandes momentos, um primeiro momento, ao promover a gastronomia e tradições gandaresas, um segundo momento, o de quebrar a sazonalidade e trazer mais visitantes nesta altura no ano ao nosso território, e um terceiro momento, o de ajudar a dinamizar a economia local”, explicitou o presidente da Câmara Municipal de Mira Raul Almeida.

“Uma das novidades da edição deste ano passa pela oferta de 200 vouchers, que serão entregues num passatempo que decorrerá na página do Facebook do Município”. Acrescentou o vereador Bruno Alcaide.

A Câmara Municipal de Mira, lança o convite, para vir conhecer Mira e as suas tradições gastronómicas, nos próximos dois fins de semana de março, num dos restaurantes aderentes.

Saiba mais em: https://www.cm-mira.pt/mira-a-mesa-2023

A Chave - Portomar