04 de Fevereiro de 2026

Está aqui

Compostagem, da terra para a terra!

 

Este é o lema do Projeto de Compostagem promovido pelo Município de Mira, que visa distribuir compostores domésticos à população. A compostagem é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica que permite transformar os resíduos provenientes da cozinha e do jardim em fertilizantes ricos em nutrientes, conhecidos como compostos. Este projeto representa o primeiro passo de um plano de ação para a gestão de biorresíduos no concelho, expandindo as soluções de valorização dos resíduos urbanos biodegradáveis, neste caso, os resíduos domésticos.

Para aderir a este programa e garantir o seu compostor doméstico, basta inscrever-se na Câmara Municipal de Mira ou enviar a ficha de inscrição, disponível em www.cm-mira.pt, para o endereço de email geral@cm-mira.pt

A inscrição deve ser efetuada até ao dia 4 de abril de 2025.

► Ficha de Inscrição
► Normas do Projeto
► Guia de Compostagem

 

Numa primeira fase, o stock é limitado a 100 compostores, pelo que serão prioritárias as primeiras inscrições que cumpram as normas do projeto.

A entrega dos compostores será feita em data e local a ser definido posteriormente pela Câmara Municipal. Juntamente com a entrega, será realizada uma sessão de formação inicial (ação de sensibilização) que esclarecerá os participantes sobre como e o que separar, quais as vantagens da compostagem e os procedimentos necessários para obter um bom composto, devolvendo à terra o que a terra já nos deu.

Os compostores entregues são propriedade da autarquia e serão cedidos por um período de um ano, renovável automaticamente por igual período, caso ambas as partes o desejem.

Esta iniciativa é parte de uma candidatura ao programa “Recolha Bio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, do Fundo Ambiental, que oferece financiamento para a implementação de soluções de separação e reciclagem na origem.

 

FAÇA PARTE DO CICLO DA NATUREZA. DÊ VALOR AOS SEUS RESÍDUOS!