14 de Abril de 2024

Está aqui

Praias

 

 

 

BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um galardão internacional de qualidade atribuído anualmente a praias e marinas que cumprem diversos requisitos ambientais, de segurança e serviços. Destacam-se a qualidade da água, a gestão e a segurança da praia, a educação e sensibilização ambiental, a informação ao público e outros serviços que se podem prestar aos banhistas. Tem também por objectivos sensibilizar para a protecção dos ecossistemas marinhos e costeiros. No concelho de Mira existem duas zonas balneares marítimas com Bandeira Azul: Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz.

 

BANDEIRA DE QUALIDADE DE OURO
Atribuída pela Quercus, esta bandeira demonstra a qualidade da água das praias do concelho. Para ter “qualidade de ouro” a água tem de ter uma classificação de “excelente” nas últimas quatro épocas balneares e não pode ter ocorrido qualquer tipo de desaconselhamento da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, entre outros critérios.

 

BANDEIRA ACESSÍVEL
Esta bandeira valida a Praia de Mira como um destino de férias adequado a todos. Numa época em que todos os estudos confirmam que todos nós passaremos por qualquer tipo de incapacidade (permanente ou temporária) ao longo de todas as fases da vida, criar condições de acolhimento e fruição para todos assume cada vez mais uma maior importância no panorama do turismo.
Praia para todos, ou seja, uma praia que viabiliza a sua utilização com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

 

PRAIAS SEGURAS
Existe no Município de Mira uma crescente preocupação com o bem-estar dos utilizadores das praias e uma importância cada vez maior ao nível da segurança e informação presente nas mesmas. Por isso mesmo, é da maior importância que, em caso de risco e, especialmente, quando exista a necessidade de uma ação incisiva em situações de emergência, essas mesmas situações estejam acauteladas. Tão ou mais importante que essa capacidade de resposta, é a adoção de uma atitude preventiva que evite riscos para o público e o faça sentir seguro.
É neste sentido que a Associação de Nadadores Salvadores local, reforçou a vigilância, dentro e fora da época balnear nas duas praias concelho. Desde o ano 2019, numa iniciativa conjunta do Município com esta Associação de Nadadores Salvadores, foi desenhado e implementado o SPA – Serviço de Prevenção do Afogamento, que alarga consideravelmente o período durante o qual é assegurada a vigilância das praias, para momento anterior e posterior ao calendário definido para a época balnear de cada ano. Assim, se promove uma cultura de segurança e se garantem níveis de apoio aos turistas balneares, mesmo fora da época balnear.

 

PRAIAS DIGITAIS
Wi-fi gratuito em toda a extensão de areal balnear de ambas as praias, tendo sido a Praia de Mira a primeira praia no país a ter este serviço disponível e gratuito para todos os que a frequentam. Esta oferta estendendo-se aos principais espaços públicos do concelho, designadamente, onde decorrem os eventos que compõem a agenda cultural local e locais de interesse turístico.
Medidor de UV’s que indica, em tempo real, o grau de radiação UV naquele local, para que os veraneantes possam tomar as precauções adequadas antes de descer ao areal no que respeita à proteção da pele.
Beachcam” – acesso online onde todos os veraneantes podem, também em tempo real, visualizar o estado do mar e as condições meteorológicas na praia.
Sistema ColorADD, um sistema de informação para os portadores da incapacidade visual designada por daltonismo. Este sistema, arrimado na fixação de um sistema de sinalética alternativa às tradicionais bandeiras do estado do mar para a prática de banhos, substitui as cores por símbolos especificamente definidos para este efeito.