26 de Novembro de 2025

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Radar Social

 

  RADAR SOCIAL MIRA - INFORMAÇÃO DE ACESSO RÁPIDO

O Radar Social de Mira, no âmbito do seu compromisso com a população em situação de vulnerabilidade, apresenta a Ficha de Informação de Acesso Rápido, uma ferramenta essencial para a proteção e segurança de todos, especialmente daqueles que residem sozinhos.

Este documento concentra informação fundamental para ser utilizada em situações de emergência, permitindo um acesso rápido aos dados necessários por parte dos meios de assistência. O Radar Social tem vindo a implementar esta medida junto das pessoas que acompanha, mas considerando a sua relevância para toda a comunidade, disponibiliza agora publicamente este recurso.

Como utilizar?

  • Descarregue a ficha de informação.
  • Preencha corretamente com os seus dados essenciais.
  • Mantenha a ficha sempre atualizada
  • Cole os “rótulos” das suas caixas de medicação.
  • Afixe na parte interior da porta de entrada da sua habitação, num local visível e de fácil acesso.

Esta simples ação pode fazer a diferença em situações de urgência, garantindo que os socorristas encontram rapidamente as informações necessárias para prestar apoio eficaz.

Adicionalmente, disponibilizamos também um formato reduzido ( cartão ) deste documento, que pode ser transportado junto dos seus documentos de identificação, assegurando assim um reforço da sua segurança também fora de casa.

Proteja-se e promova a sua segurança! Radar Social Mira - Cuidamos de si.

 

  O que é?

Projeto Radar Social de Mira assenta na identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, em articulação com as entidades da Rede Social do Concelho de Mira. Pretende ainda georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e a sustentabilidade das comunidades.

 

  A quem se destina?

Os destinatários do Radar Social de Mira são todas as pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo aqueles em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação.

 

  Quais são os objetivos?

Através da sinalização de situações de vulnerabilidade social, a equipa técnica do Radar Social de Mira irá proceder à:

  • Referenciação em contexto de vida, da pessoa ou da família em situação de vulnerabilidade social;
  • Realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação;
  • Informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social;
  • Ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social.

 

  Quem deve/pode sinalizar?

A sinalização de situações de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social pode ser feita presencialmente ou através das fichas de sinalização disponibilizadas no site do Município, por:

  • Juntas de Freguesia;
  • Por Forças de Segurança, Estabelecimentos de Saúde, Instituições, etc.;
  • Pelo próprio;
  • Por vizinhos e/ou familiares.

Ficha de sinalização (pode enviar para radar.social@cm-mira.pt)

Ou preenchimento nos Serviços Online do Município em 4.Direitos e Cidadania - Radar Social

 

  Onde estamos?

O Radar Social de Mira encontra-se nos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Mira, no edifício Mira Center.

O projeto resulta de uma candidatura do Município de Mira à medida RE-C03-I01 - Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, PRR.

 

  Como pode contactar?

Além de presencialmente, através de:

 231 480 550 (Ação Social) (Chamada para rede fixa nacional)

 962 250 550 (chamada para rede móvel nacional)

 

Mais informação: Flyer Radar Social